O Grupo CAC

Tudo começou em 1986, sob a forma jurídica de uma cooperativa, a CAC - Cooperativa de Avicultores do Centro, CRL., com 13 produtores na sua constituição e com um efetivo de 120.000 galinhas poedeiras. Volvido um ano, os produtores integrados na organização eram já 65 e o efetivo era de 250.000 galinhas. Esta visão estratégica viria a permitir que fosse escoada, de uma forma conjunta e organizada, toda a produção, evitando assim as estruturas intermediárias que abundavam na época. Durante os primeiros 5 anos, a atividade de classificação e embalamento de ovos funcionou em instalações alugadas. Em 1991 foram inauguradas as primeiras instalações próprias, com centro de inspeção, classificação e embalamento de ovos, onde ainda hoje se situa a sede de todo o Grupo.

Atualmente o Grupo CAC está congregado em torno de uma Holding, a ALICAC, SGPS, S.A., que detém o controlo direto sobre todas as áreas do processo produtivo, desde os centros de recria, fábricas de rações próprias, passando pelas explorações de produção dos ovos, pelos centros de inspeção, classificação e embalamento, pela produção de ovoprodutos e pelos centros de distribuição que asseguram a logística para todo o território nacional, através de frota própria.

O Grupo CAC tem já um efetivo global de 2.250.000 galinhas poedeiras, nos quatro tipos de produção de ovos existentes, distribuídos por 25 concelhos do país. Esta realidade permite que o Grupo CAC funcione em completa integração vertical, complementada por um regime de parcerias, cimentadas num contrato de integração com 25 produtores de ovos e recria de aves (em regime de exclusividade).

Uma organização vertical e sustentável

Para garantir os melhores produtos para o consumidos final, o Grupo CAC funciona em completa integração vertical, complementada por um regime de parcerias.

Os Ovos do Grupo CAC são, verdadeiramente, Ovos de Portugal.

As explorações de Galinhas ao Ar Livre situam-se, maioritariamente na região do Minho, onde os prados verdes e férteis fornecem as condições naturais perfeitas para que as galinhas sejam felizes e ponham os Melhores Ovos.
As explorações BIO estão maioritariamente situadas na Serra da Estrela, no sopé da montanha mais alta de Portugal, uma região igualmente fértil, onde a vegetação autoctone cresce abundante, oferecendo pasto natural e espontâneo que complementa a alimentação das Galinhas.
O centro norte de portugal, em toda a sua longitude, é a localização privilegiada para as explorações de Galinhas no Solo e as explorações de Galinhas em Gaiolas pontuam todo o território.
O facto das explorações estarem dispersas um pouco por todo o país, garante um raio sanitário que oferece mais segurança aos bandos e, logo, mais segurança aos Ovos.